Dúvidas Mais Comuns sobre Mindfulness

Compartilhe

Trazemos aqui as dúvidas mais comuns sobre programas de mindfulness e atenção plena.

Caso não encontre aqui a resposta para a sua pergunta, entre em contato conosco!

Perguntas e respostas:

Os programas de mindfulness são místicos ou religiosos?

Programas baseados em mindfulness que o EuMindful ministra, como o MBCT e o MBSR, são programas científicos e “laicos”, ou seja, não possuem viés religioso ou místico. São chamados científicos porque passaram por pesquisas clínicas, com eficácia verificada, e seus resultados são divulgados em revistas científicas.

Quais os tipos de programas de mindfulness existem?

Os principais programas de mindfulness científicos (ou seja, que possuem evidências de eficácia) são o Redução do Estresse Baseado em Mindfulness (MBSR) e o Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (MBCT). Existem ainda outros tipos de programas. Na dúvida, converse com o profissional que ministra dos programas para saber qual o mais indicado para você.

Todo programa de mindfulness é um Programa de Redução do Estresse?

Existe um programa chamado Redução do Estresse Baseado em Mindfulness (MBSR). Ele é o primeiro programa de mindfulness e um dos mais conhecidos. Mas, existem outros programas de mindfulness voltados a condições de saúde específicas, como o MBCT. Portando, nem todo programa de mindfulness é de redução do estresse. Para ser chamado de MBSR, o programa deve seguir um protocolo específicos e o instrutor/facilitador também precisa ter formação específica neste protocolo. Verifique com o profissional qual a formação dele/a.

Todo programa de mindfulness é igual?

Não. Existem diversos tipos de programas científicos baseados em mindfulness e cada um deles possui evidências de eficácia para condições diferentes.

Todo programa de mindfulness dura 8 semanas?

A maioria dos programas de mindfulness científicos e validados possui duração de 8 semanas, mas existem programas científicos com duração de até 10 semanas. Geralmente, as aulas acontecem 1 vez por semana. Alguns programas podem ter uma adaptação livre da duração, sendo mais comum intensivos de 2 dias e semi-intensivos com 4 ou 6 semanas.

Pessoas sem experiência podem participar de programas de mindfulness ou fazer as práticas?

Os programas de mindfulness foram desenhados para pessoas sem experiência alguma, com a intenção de ensiná-las a praticar e a integrar essa prática no cotidiano como um hábito de saúde.

Mindfulness é para todas as pessoas? Qualquer pessoa pode praticar mindfulness?

Todos podem praticar, pois é uma habilidade que todos possuímos e podemos exercitar. No geral, pessoas saudáveis podem praticar sem muitas restrições. Quando consideramos programa de mindfulness como uma prática de saúde, alguns aspectos precisam ser considerados. Existem condições individuais que precisam ser avaliadas para entender se é indicado. Por isso, solicita-se ao participante que informe alguns dados sobre sua saúde no momento da inscrição no programa de mindfulness. Assim, o profissional pode avaliar junto se é o melhor momento.

Eu não tenho nenhum transtorno psicológico ou qualquer condição de saúde mental ou física. Posso participar de um programa de mindfulness?

A prática baseada em mindfulness também é um meio de melhorar a saúde, promover qualidade de vida e o bem-estar, além de prevenir o estresse e transtornos mentais como a ansiedade e depressão. Portanto, mesmo pessoas que se sentem plenamente bem, que não apresentam qualquer tipo de sintomas, ou que não possuem qualquer doença identificada podem participar de programas de mindfulness.

Programas de mindfulness são um tipo de terapia, ou de tratamento?

Participar de um programa de mindfulness (como o MBSR, MBCT e MBHP) pode ser terapêutico, mas não é terapia. O foco é desenvolver uma habilidade e aprender técnicas que podem complementar um tratamento de saúde convencional, mas não é uma terapia em si. Assim, os programas de mindfulness costumam ser recomendados como tratamento complementar da terapia (seja psicoterapia, medicamentos ou outros).

Quais as diferenças entre os programas MBSR e MBCT?

De forma ampla, o MBSR é um programa geral, sem foco numa condição de saúde específica, enquanto o MBCT é mais voltado ao esgotamento mental e à prevenção de padrões que costumam dar origem à depressão.

Quem pode participar do programa MBCT?

O MBCT, assim como todos os outros programas (MBSR ou MBHP) são abertos a todas as pessoas com mais de 18 anos, independentemente da formação ou profissão. Ou seja, não são exclusivos para psicólogos e profissionais de saúde. Também não é necessário qualquer tipo de experiência anterior com mindfulness ou meditação.

É emitido certificado para quem participa dos programas de mindfulness?

Quem concluir a participação no MBSR, MBCT ou outro programa de mindfulness e tiver, no mínimo, 80% de frequência, recebe uma declaração de participação. Mas essa declaração não é uma certificação. Ou seja, não habilita a ensinar técnicas isoladas ou programas mindfulness para qualquer pessoa em qualquer contexto.

Comecei a fazer um programa ou prática mindfulness, mas parei. O que devo fazer?

Se você estava participando de um programa de mindfulness e parou, converse com o profissional que ministra para avaliar a retomada, pois existem aspectos a serem considerados para garantir que isso seja seguro e saudável tanto para você quanto para os demais participantes do grupo. Se você parou de fazer as práticas diárias, basta retomá-las a qualquer momento usando os áudios de prática guiada. Que tal retomar agora?

Comecei o programa de mindfulness, mas não estou tendo tempo de praticar em casa. Devo continuar ou parar?

É comum haver a expectativa de que a prática seja facilmente incorporada à sua rotina. Mas não é bem assim que um novo hábito se forma. É pouco provável que exista uma hora ou lugar ideal para praticar de forma que você se sinta “em paz, praticamente levitando…” (risos!). Qualquer local e hora é o momento ideal para a prática. A sugestão é apenas manter o compromisso com as sessões e ver o que acontece, com curiosidade e paciência. Além disso, apenas participar do programa até o fim traz mais benefícios do que não participar.

Quem pode ministrar um programa de mindfulness?

Programas de mindfulness geram mudanças no cérebro, no comportamento e em outros aspectos psicológicos. Por isso, é recomendado que seja ministrado por pessoas que possuem formação profissional no programa ensinado e, dependendo do programa, formação na área de saúde mental também.

O que é preciso fazer para ministrar Mindfulness como prática de saúde, ou seja, como intervenção clínica? 

Pessoas que desejam ensinar mindfulness devem seguir algumas recomendações. Essas orientações foram convencionadas internacionalmente pelos principais centros de formação de mindfulness no mundo, e são reconhecidas, também, no Brasil. Veja em detalhes aqui.

EuMindful oferece formações profissionais? Onde posso fazer uma formação?

Sim, oferecemos formação profissional em mindfulness para aplicação clínica. Já as formações para ensinar os programas de mindfulness de 8 semanas (como o MBSR ou o MBCT) são oferecidas por centros universitários e de pesquisa (como a Universidade de Oxford ou o Centro de Mindfulness da Universidade da Califórnia San Diego).

O programa MBSR, MBCT ou MBHP é um curso de formação profissional? Sou psicoterapeuta e participei de um programa de 8 semanas, posso aplicar ou ensinar as técnicas de mindfulness na minha prática clínica?

O foco dos programas de atenção plena é aprender e praticar de forma pessoal. Logo, um programa de mindfulness é um treinamento pessoal, e não um curso de formação profissional para ensinar mindfulness a outras pessoas.

Desta forma, existem evidências científicas de que a prática pessoal de mindfulness pelo psicoterapeuta beneficia a relação clínica e a redução dos sintomas no seu cliente. Ou seja, o psicoterapeuta não precisa aplicar mindfulness diretamente ao cliente para ajuda-lo – basta praticar de forma pessoal! Ter participado de um programa de mindfulness com duração de 8 semanas é requisito para quem deseja fazer uma formação profissional para aplicar ou ensinar mindfulness. Mas, o programa de mindfulness não ensina a aplicar mindfulness em outras pessoas. É importante lembrar que programas de mindfulness são intervenções de saúde. Por isso, para aplicar mindfulness diretamente a outras pessoas, o profissional deve atender a requisitos de formação e receber treinamento específico. Ou seja, os programas MBCT, MBSR, MBHP e outros não são formação profissional e sua conclusão não habilita a ministrar técnicas isoladas ou programa para qualquer público.

Como funciona a formação profissional para aplicar ou ensinar mindfulness para pacientes?

Depende do programa e da aplicação. Nossa formação para aplicar mindfulness na prática clínica possui uma duração mais breve. Já a formação profissional para ministrar os programas de mindfulness de oito semanas segue orientações internacionais e dura, no mínimo, um ano. Alguns pré-requisitos (antes de iniciar a formação) incluem já ter participado de um programa de mindfulness com duração de 8 semanas (como o MBSR ou MBCT) e possuir prática pessoal e diária de mindfulness por, pelo menos, um ano.

Registre seu interesse e avisaremos você da próxima turma!

Mais informações sobre Mindfulness