Redução do Estresse Baseada em Mindfulness (MBSR) – 8 semanas

Compartilhe

MBSR significa Redução do Estresse Baseada em Mindfulness. O MBSR é um programa de treinamento que ensina a desenvolver a habilidade de atenção plena.  A sigla MBSR representa as primeiras letras do título do programa em inglês, Mindfulness Based Stress Reduction. O MBSR é referido como o programa mindfulness original por ter sido o primeiro.  É considerado um programa científico e laico, pois, além de ser baseado em evidências cientificas quando à sua eficácia, não possui caráter religioso, dogmático ou místico.

Esse programa de treinamento surgiu na década de 1980 no contexto hospitalar da Universidade de Massachusetts (UMass), Estados Unidos. Ele foi desenvolvido por Jon Kabat-Zinn, PhD professor e pesquisador da UMass, como um protocolo de intervenção clínica para pessoas que possuíam de doenças crônicas e seus cuidadores. Uma doença crônica é aquela que geralmente leva tempo para ser tratada, possui uma evolução lenta e pode durar meses, anos – ou até a vida toda – e comprometem a qualidade de vida da pessoa. Algumas doenças crônicas não apresentam sintomas, outras apresentam manifestações severas. Alguns exemplos são doenças cardiovasculares e hipertensão, dor crônica, fibromialgia, artrite reumatoide, diabetes – entre outras.

Tim Gouw

Mas o MBSR não é só para pessoas com condições crônicas de saúde. Kabat-Zinn percebeu que o programa poderia ajudar a lidar com o sofrimento em geral. Toda pessoa já experimentou sofrimento ou outros tipos de emoções e sentimentos negativos, desafiadores ou desagradáveis. O sofrimento faz parte da condução de Ser Humano. Quando passarmos por frustrações ou perdas, por exemplo, é normal experimentarmos algum tipo de sofrimento.

Pense num exemplo: digamos que você tenha feito planos para um passeio, uma viagem ou simplesmente ir a um lugar especial. Você toma todas as providências e avisa todas as pessoas envolvidas. Mas, na hora marcada para a saída, você descobre que o carro estragou, o voo foi cancelado ou sua carona não poderá mais buscar você… Arrumar outro meio de transporte levará tempo e, inevitavelmente, você perderá os compromissos planejados. Tudo o que você passou dias e horas planejando está cancelado! Como você se sentiria? Isso já aconteceu com você? É normal ficar chateado – e, tudo bem sofrer por isso. Mas não é só pelo fato do passeio em si ter sido cancelado (o que já aconteceu) que sofremos. Geralmente, sofremos por tudo o que deixaremos de fazer (o que ainda não aconteceu). E, tentar consertar o carro às pressas, arrumar uma carona a qualquer custo, insistir com a companhia aérea…  isso só faz o sofrimento e a angústia aumentar.

Angústias e sofrimentos geram um estado de estresse nas pessoas. Acontece que, com o passar do tempo, pessoas que experimentam estresse crônico acabam desenvolvendo diversos tipos de doenças físicas e mentais severas e incapacitantes. Isso prejudica seus relacionamentos, seu desempenho no trabalho e sua forma de viver e desfrutar da vida.

Kabat-Zinn entendeu que este tipo de treinamento poderia ser realizado por pessoas em diversos lugares e culturas para aliviar o sofrimento e aprender a lidar com as angústias e situações desafiadores. Por isso, deu o nome de Redução de Estresse ao programa, considerando que as técnicas e os conhecimentos ensinados atuariam centralmente no mecanismo do estresse.

Com o passar do tempo, os benefícios do MBSR foram sendo divulgados. Mais pacientes e mais pesquisadores foram se interessando, até que o MBSR e os seus benefícios ganharam espaço na mídia. O MBSR também é um dos programas com mais pesquisas científicas realizadas e um dos programas de meditação mindfulness mais praticados no mundo.

Quais os efeitos e benefícios do MBSR?

Já mencionamos que mindfulness não é uma prática inócua. Ou seja, ela acarreta modificações no cérebro.

Além dos benefícios gerais proporcionados pela prática da meditação mindfulness, pesquisas indicam que pessoas que passam por um programa MBSR de 8 semanas, ao final, relatam:

  • Redução dos níveis de estresse percebido
  • Regulação emocional, agindo de forma menos reativa;
  • Melhoria no foco atencional;
  • Melhoria no enfrentamento de sintomas e condições de saúde crônicas, como fibromialgia, enxaqueca, doenças cardíacas.

Para quem o programa MBSR é indicado?

Não é necessário ter experiência ou qualquer tipo de conhecimento prévio com mindfulness para participar do programa. Por ser um treino que desenvolve habilidades gerais, pode ser praticado tanto por pessoas saudáveis que desejam melhorar sua saúde e aumentar a sensação de bem-estar quanto por pessoas que experimentam estresse e alguns tipos de condições crônicas de saúde. Outras indicações são:

  • Estudantes, vestibulandos e concurseiros que desejam melhorar foco e concentração e equilibrar estudos com autocuidado;
  • Profissionais que desejam equilibrar as demandas do trabalho e da vida pessoal e familiar;
  • Pessoas que buscam desenvolver a criatividade e reduzir vieses limitantes;
  • Líderes e gestores que desejam melhorar suas habilidades interpessoais e tomar decisões mais conscientes;
  • Pessoas que buscam melhorar as habilidades de comunicação, relacionamento interpessoal e inteligência emocional;
  • Pessoas com ansiedade e que, geralmente, apresentam insônia;
  • Pessoas que queiram fortalecer a memória;
  • Pessoas que querem lidar melhor os sintomas de doenças crônicas, como dor crônica, estresse e outras;
  • Pessoas que cuidam de outras pessoas (cuidadores) e que desejam manejar o estresse e cuidar de sua saúde mental.

Como funciona o programa de treinamento MBSR?

O programa MBSR pode ser feito presencialmente ou online ao vivo (quando todos os participantes se conectam simultaneamente). O treinamento está organizado em 4 etapas principais.

1. Sessão Introdutória

A primeira etapa é uma palestra, ou sessão introdutória. Este é o momento da teoria: são apresentadas as evidências e embasamentos científicos, além de orientar sobre como o treinamento vai funcionar e tirar dúvidas dos participantes. Daqui por diante, tudo será 100% prático.

2. Programa Redução do Estresse Baseado em Mindfulness (MBSR)

A segunda etapa é a realização do programa em si. O MBSR está estruturado como um treinamento de 8 aulas/sessões, sendo realizada uma aula por semana com duração média de 2 horas e 30 minutos cada. No total, o programa dura 8 semanas – por isso muitas pessoas costumam chamá-lo também de Programa de 8 semanas. O treinamento acontece em grupo – já se sabe que a participação em grupo potencializa o aprendizado e torna o processo mais dinâmico e integrador.

A cada aula, são ensinadas técnicas diferentes, de forma estruturada e sistemática. Gradativamente, o participante vai aprendendo mecanismos para desenvolver a habilidade de mindfulness. O curso é totalmente prático. Os participantes aprendem as técnicas para poderem praticá-las diariamente durante a semana, entre as sessões.

3. Prática Diária entre Sessões

Há tarefas e atividades a serem realizadas diariamente, entre as aulas, e elas são parte importante para desenvolver mindfulness. É como aprender a escrever: no começo parece complexo, as letras saem tortas e aprendemos uma palavra por vez. Mas, conforme vamos à escola e treinamos todos os dias, vamos aprendendo novas palavras e melhorando nossa caligrafia. Depois de algum tempo, temos a habilidade para ler e escrever frases sempre que for preciso em nosso dia – desde ler o rótulo de um produto no supermercado até escrever e-mails em nosso trabalho. Isso acontece com mindfulness: aprendemos as técnicas novas em cada sessão e, conforme vamos praticando diariamente, vamos desenvolvendo essa habilidade para que esteja disponível para ser usada a qualquer momento do dia, sempre que precisarmos.

No programa MBSR, você recebe todo o material de que precisa para realizar as atividades diárias. Após cada aula, é fornecido um material didático de apoio e os áudios de prática para a semana. Além das técnicas baseadas em mindfulness, também aprendemos outras ferramentas que ajudam a trazer consciência para as atividades e momentos do nosso dia.

4. Dia de Prática ou Dia do Silêncio:

Entre a sexta e a sétima aula, um programa MBSR original possui uma sessão chamada Dia de Prática. Esta é uma aula especial em que os participantes passam um dia inteiro praticando mindfulness em silêncio – sem celular, redes sociais, televisão e leituras, sem conversas e tarefas habituais. Durante a sessão, praticam-se todas as técnicas como forma de aprofundar o aprendizado, desenvolvendo consciência sobre hábitos, padrões mentais e de comportamento.

E o que acontece depois?

A intenção é que, ao longo das 8 semanas de curso, você tenha desenvolvido um novo hábito, integrando mindfulness na sua rotina. É esperado que você tenha desenvolvido essa habilidade para usar em todos os momentos da sua vida.

O material que você recebe durante o curso ficará com você para relembrar os conteúdos sempre que precisar. Além disso, há materiais complementares, áudios e convites para participar de atividades que contribuem para a manutenção e aprimoramento da sua prática.

Quem ministra esse programa?

Fernanda Terra Instrutora de MBSR

O programa é ministrado por Fernanda Terra, parceira EuMindful, professora certificada e qualificada em MBSR pela Escola de Medicina e Centro de Mindfulness da Universidade da Califórnia. Isso significa que atende às Diretrizes de Boas Práticas para Professores de Programas Baseados em Mindfulness, assegurando ter recebido  treinamento adequado e comprometimento com o desenvolvimento profissional contínuo, recebendo supervisão de seu ensino. 

Fale com a Fernanda e tire suas dúvidas aqui (WhatsApp)

Inscrições abertas para turmas em 2024!

São oferecidas turmas online todos os meses! Acompanhe a agenda também em nosso instagram @eumindful.

*Sujeito à avaliação pela professora. Informações, orientações e pagamento são realizados diretamente com os facilitadores. EuMindful não se responsabiliza pelo serviço prestado por terceiros e parceiros.

E todo programa de mindfulness é igual? Qualquer programa de 8 semanas é um MBSR?

Apesar de ser o primeiro, o MBSR não é o único programa de mindfulness. A partir dele, outros programas de mindfulness para condições de saúde específicas surgiram. Mas, só pode ser chamado de MBSR os treinamentos que sejam realizados seguindo orientações estritas, o que aumenta a chance dos efeitos serem aqueles relatados pelos estudos científicos (apresentados ao longo deste texto). Qualquer alteração na estrutura do programa ou nos conteúdos do curso fazem com que o programa não seja mais um MBSR. Na dúvida, pergunte ao instrutor se o programa é um MBSR original e peça informações sobre a formação.

Fonte:

Kabat-Zinn, J. (2017). Viver a catástrofe total: Como utilizar a sabedoria do corpo e da mente para enfrentar o estresse, a dor e a doença. Palas Athenas.

Mais informações sobre Mindfulness