O que Preciso Saber Antes de Iniciar um Programa de Mindfulness?

Compartilhe

Participar de um programa de mindfulness é uma decisão importante. Significa que você optou por investir no desenvolvimento de recursos internos e habilidades cruciais e valiosas no mundo atual, como inteligência emocional, resiliência e foco.

Também significa que você tomou o primeiro passo para potencializar comportamentos saudáveis e frutíferos, e identificar comportamentos inconvenientes ou prejudiciais. Dessa forma, você pode tomar decisões mais conscientes sobre o que é melhor para você, fazendo ajustes e lidando de formas diferentes com vários aspectos da sua vida.

É importante lembrar que a aprendizagem é um processo. A jornada é tão importante quando o ponto de chegada. Toda aprendizagem tem seus desafios, mas isso faz com que o aprendizado seja ainda mais recompensador. De qualquer forma, o programa ajudará a lidar com eles.

Aspectos práticos e desafios

No começo, pode parecer que as técnicas e exercícios são estranhos. Mas, com o passar do tempo, você vai se tornando mais familiar com a prática. Apenas mantenha a mente aberta e a curiosidade.

Você terá oportunidade de aprender todas as técnicas. Cada pessoa aprende de uma forma diferente e, com o tempo, você identificará quais técnicas serão mais úteis para você, personalizando o seu plano de prática.

À primeira vista, pode parecer que a quantidade de prática diárias é grande. Isso acontece por ser um novo hábito. Com o tempo, isso será acomodado em sua rotina. A consistência e a regularidade aumentam a probabilidade de você experimentar todos os benefícios do curso.

Expectativas e resultados

Ao final, a maioria dos participantes relata que o programa lhes ajudou de diversas maneiras, não apenas no estresse, ansiedade ou depressão, mas em diversos aspectos como ações mais habilidosas, melhor tomada de decisão, aproveitar melhor a vida ou criatividade e insights.

Durante o programa, pode parecer que nada está acontecendo, que não está havendo nenhum efeito ou melhoria. Persista e tenha paciência. O aprendizado não é mágico ou repentino – ele acontece ao longo de um tempo. Pesquisa indicam que, comparando o antes e o depois, há efeitos e benefícios.

No programa de mindfulness, você perceberá padrões e comportamentos, e pode ser desafiador encará-los ou decidir muda-los. Lidar com as dificuldades é parte do currículo do programa de mindfulness e o curso ensinará maneiras hábeis de responder a elas.

Estar em grupo

Algumas pessoas ficam apreensivas por estarem em grupo. Mas, algumas regras são combinadas para que possamos estabelecer um ambiente não julgador, de abertura e suporte para o aprendizado. O que se sabe a respeito de programas de mindfulness é que aprendemos mais quando estamos em grupo.

Ao final, sabemos que será uma jornada interessante e proveitosa, com muitos aprendizados. E, sim, pode ser divertida e recompensadora, especialmente quando cultivamos curiosidade!

Ficou interessado? Registre seu interesse e avisaremos você da próxima turma!

Mais informações sobre Mindfulness